Blog

Como criar um plano de marketing arrasador

Atualizado em: 04/07/2019.

Já faz tempo que o marketing deixou de ser apenas um suporte para o setor de vendas. Hoje, toda empresa que busca crescimento e expansão no mercado precisa de um grande investimento em marketing digital, com uma boa estratégia, algo que seja ativo, atualizado, e que contribua com o seu crescimento.  

Essa estratégia começa, justamente, com um plano de marketing, que será a base para as ações da sua equipe. Mas, você sabe como criar um plano de marketing de arrasador? Elaboramos um post para te ajudar a descobrir.

O que é o plano de marketing?

Plano de marketing é um planejamento de ações de marketing de uma empresa, visando alcançar um determinado objetivo. Ele pode ser voltado para um produto específico, marca ou o serviço oferecido, e funcionará como um guia para as suas ações estratégicas.

Portanto, o plano de marketing pode ser considerado como uma ferramenta de gestão, para que a empresa mantenha um nível competitivo no mercado diante de seus concorrentes.

Deve-se levar em consideração o que o plano de marketing representa, ao criar o posicionamento da empresa. Além disso, é importante que todas as ações de marketing adotadas no plano sejam registradas, sendo positivas ou não, para criação de histórico.

Estratégias do plano de marketing

– Estudar seu público alvo

Como um empreendedor, você precisa saber quais são as necessidades do seu público, o que eles estão desejando e quais são seus principais objetivos, por exemplo, o que consomem e o que fazem em seu tempo livre, além de vários outros fatores. Daí a importância de se ter um bom planejamento, pois ajudará a conhecer as principais características do seu público-alvo.

– Avaliar o seu negócio

Uma vez estando familiarizado com as necessidades do seu público, é o momento de analisar os aspectos internos da empresa. Para isso, você pode utilizar a matriz SWOT e entender quais são as condições que sua empresa oferece, se estão favoráveis para aproveitar as oportunidades do mercado, ou se não estão aptas para isso.

– Analisar a concorrência

Assim como você avalia os aspectos internos dos seus negócios, é preciso analisar também os concorrentes. O intuito dessa análise é identificar quais são as oportunidades que eles não estão aproveitando, para que você possa atuar nesse mercado, ou seja, passar à frente da concorrência.

– Estabelecer um cronograma com suas metas

Conhecendo o cenário completo do seu negócio, você pode utilizar informações como o segmento que sua empresa pretende atuar e os produtos e serviços mais interessantes para lançar. Deve ser elaborado um cronograma com todas as ações a serem realizadas.

– Monitorar os resultados

O monitoramento dos resultados talvez seja a parte mais importante da elaboração do plano de marketing, pois através dele você poderá criar uma rotina de verificação e desempenho dos seus negócios. Mas atenção! Você deve sempre utilizar indicadores de qualidade para monitorar essas informações.

Gostou das dicas? Que tal aplicá-las em seu negócio e elaborar um plano de marketing arrasador? Hora de colocar em prática!

Deixe um comentário